Usar o @ Com Seu Nome Pessoal ou Nome da Marca?

Você já tem o planejamento pronto, todas as ideias de conteúdo esquematizadas, vários insights borbulhando em sua mente, bastante disposição para fazer acontecer… Parece tudo resolvido, exceto por um detalhe. Muitos influenciadores e empreendedores ficam na dúvida em relação a um ponto bem específico: usar nome pessoal ou nome de sua marca nas redes sociais?

Essa já foi ou é a sua dúvida? Saiba que você não está sozinho. Esse é um ponto de interrogação bastante comum, principalmente para quem está no comecinho de tudo. Várias pessoas já me perguntaram o que fazer em relação a isso.

A resposta para essa pergunta está longe de ser um simples “tanto faz”. Seu posicionamento na internet deve ser completamente estratégico. Cada atitude que envolve suas redes sociais precisa ser bem pensada e, nesse caso, não é diferente.

Afinal, o que fazer?

A minha orientação, em geral, para os meus alunos e mentorados: comece com um nome de nicho e, ao mesmo tempo, com seu nome pessoal.

Fica assim: o @nometemático e você “assina” com seu nome, seja a bio do Instagram, sejam os textos no seu blog, imagem de capa do seu canal do YouTube… e por aí vai!

Essa é a melhor das estratégias. Sabe por quê? Vou te contar! No começo, é difícil ter uma marca pessoal suficientemente conhecida. Por isso, o segredo é colocar um nome que represente seu nicho, assim você vai atrair um público interessado no seu tema.

Mas, ao mesmo tempo, você já vai trabalhando sua marca pessoal e fazendo o que chamamos de personificação da marca.

Depois, quando sua marca pessoal se desenvolver e se tornar forte, é sua escolha usar apenas seu próprio nome nas redes, ou manter as duas marcas. Pronto, voilá!

E, claro, existem outros caminhos possíveis.

Dois perfis diferentes

Outra boa solução é fazer redes sociais para seu nicho ou negócio + redes sociais para sua marca pessoal.

Daí, você usa suas redes sociais com sua marca pessoal (que geralmente crescem mais rápido) para gerar tráfego para as redes sociais do seu nicho ou negócio.

É uma estratégia que dá mais trabalho, já que você precisa gerar conteúdo em dobro, mas também funciona.

Como fazer a mudança do nome de nicho para sua marca pessoal?

Aqueles que têm redes sociais apenas com nome de nicho, precisam se preparar a fim de realizar uma mudança mais pra frente. Essa mudança não pode ser brusca, ou seja, o seu público tem que conhecer seu nome e (antes!) se familiarizar com ele.

Portanto, assine os conteúdos de suas redes sociais com o seu próprio nome. Use sua imagem nas fotos de perfis. E vá se apresentando para seu público, tornando-se um rosto conhecido. O nome desse processo é personificação!  

E é exatamente para o ápice da personificação que sua marca deve caminhar. Lembre-se sempre: quando há um nome e um rosto associados aos conteúdos de suas redes sociais, maiores são as chances de conquistar a confiança de seu público.

Afinal, pessoas confiam em pessoas e compram de pessoas!

Pra quem quer se profissionalizar nesse mercado para rentabilizar como profissional, nosso curso DO Zero Aos 10K é um ótimo ponto de partida!

Curso Influenciadora Digital

Se você deseja começar do zero, conhecer estratégias para acelerar seus resultados como influenciadora, ou usar a influência digital para crescer o seu negócio, não importa o seu tema, ou o seu nicho, CLIQUE AGORA, porque o método “Do Zero aos 10K” funciona pra você também. 😉


Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem