Você sabe se está na lista negra do Instagram? Entenda o shadow ban!

instagram-shadow-banUma pergunta surgiu na minha última aula online e gratuita foi: “Dani, como fazer para não cair no shadow ban?”.

Muitas influenciadoras que estavam assistindo à aula ainda não conheciam esse termo, usado pelos especialistas em marketing digital. Mas o que significa shadow ban?

Resumidamente, shadow ban é como se fosse uma lista negra do Instagram na qual, mesmo que você use uma hashtag específica, seu perfil não aparece nas pesquisas.

O Instagram não admite ter essa “lista negra”, mas admitiu que “alguns usuários têm experimentado problemas com hashtags”.

E, como o Instagram nunca admitiu, o que de fato é que realmente alguns perfis parecem estar banidos de algumas hashtags, mas não podemos afirmar com exatidão o que causa esse “banimento” e o que fazer para sair dele.

instagram-shadow-ban

Como saber se você está no shadown ban

Com o aumento de perfis com problemas nas hashtags, já surgiram até mesmo sites que verificam se os seus posts estão aparecendo nas pesquisas de hashtags.

Um desses sites é o https://shadowban.azurewebsites.net/

Primeira coisa a dizer se você caiu no shadow ban, fique calma! Há várias estratégias para continuar crescendo seu perfil.

No Digital Fashion temos várias aulas pra te ajudar nesse sentido. Ok, mas e se você entrou na shadow ban, o que pode ter causado isso?

Por que estou “banida”? 🙁

Existem muitos boatos sobre os motivos para entrar no shadow ban – essa parte, alguns testes já mostraram que existe mesmo, apesar de o Instagram colocar como “problemas” e não “banimento”.

Boatos porque de fato só quem sabe como o algorítimo do Instagram funciona para banir alguns perfis e em algumas hashtags é…?! O Instagram. rs

Alguns boatos são difíceis de serem provados, outros fazem bastante sentido. Os que mais fazem sentido é o fato de algumas hashtags terem virado uma ferramenta de spam, logo essas próprias hashtags estão banidas.

Outro boato também possível é que,se você usar SEMPRE a mesma hashtag o Instagram pode interpretar isso como spam e penalizar a sua conta.

instagram-shadow-ban-hashtag-banidaE como descobrir quais hashtags estão banidas? Você vai ter que pesquisar cada hashtag que for usar antes. Se ela estiver banida, aparecerá uma imagem como a imagem ao lado.

Recomendações pra você não cair no shadow ban

– Não usar hashtags em inglês. Primeiro porque você vai atrair seguidores que dificilmente vão interagir com seu conteúdo e, com isso, vai derrubar seu engajamento. Nesse site você pode ver quantas hashtags inocentes em inglês, como #pornfood, foram banidas.

– Não usar todo dia a mesma hashtag. O ideal é criar alguns grupos (ensino em detalhes no curso Digital Fashion) e ir revezando.

– Passar um pente fino e pesquisar cada hashtag que você já usa para checar se não está usando alguma hashtag banida.

Como sair do shadow ban?

Muitas das recomendações são baseadas em achismos, já que não temos a certeza de como funciona o algorítimo do Instagram para o shadow ban (lembra?!).

Algumas, inclusive, são um verdadeiro tiro no pé para quem trabalha como influenciadora digital.

Eu não aconselho alterar uma conta comercial (com todas as estatísticas de que precisamos, link no stories se você já tem mais de 10K etc…) para perfil pessoal, por exemplo.

Outra possibilidade é apagar as hashtags de todos os posts no seu perfil. Vai dar uma trabalheira e não temos certeza se vai funcionar – se você testar, me conta depois! 😉

Por fim, passar a usar as hastags com mais cuidado e pesquisa, como  te apontei acima, é o melhor caminho.

Gostou das informações? Se você deseja começar do zero, conhecer estratégias para acelerar seus resultados como influenciadora, ou usar a influência digital para crescer o seu negócio, não importa o seu tema, ou o seu nicho, CLIQUE AGORA, porque o método “Do Zero aos 10K” funciona pra você também. 😉


Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista, Consultora de Imagem e Especialista em Influência Digital