O Que Sua Imagem Diz Sobre Você (E Como Construir Uma Imagem Por Meio Das Suas Roupas)

Você já parou para pensar no que sua imagem diz sobre você e em como isso influencia a sua vida? É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Nossa imagem é de extrema importância para a vida pessoal e profissional. É por meio dela que as pessoas formam opiniões de quem somos, da mensagem e da credibilidade que passamos.

A sua imagem nada mais é que uma ferramenta de comunicação com o mundo e de conexão com outras pessoas – os seres humanos foram feitos para se conectar.

Então, será que a sua imagem está alinhada com a sua essência, com o que acredita e com o que você gostaria de dizer ao mundo?

A primeira impressão é realmente a que fica?

Esse ditado de que “a primeira impressão é a que fica” é quase batido, mas será que ele realmente condiz com a verdade? Bem, a resposta é SIM! A primeira impressão é sim a que fica e dificilmente (não é impossível) ela pode ser transformada, apagada ou esquecida.

E não sou eu quem diz, é a neurociência. Há estudos que comprovam que os primeiros 30 segundos são fundamentais para que alguém consiga formar uma opinião sobre você, baseado em sua imagem, mesmo que involuntariamente.

Isso comprova que sim, a primeira impressão geralmente é a que fica. E, se ela for positiva, as chances de que você consiga alcançar o que busca, passar a mensagem certa e ter os resultados de que deseja, são maiores. Agora, se essa primeira impressão não for boa pode ser que não haja uma nova oportunidade de mudá-la.

Expliquei como nosso cérebro forma a primeira impressão de alguém sobre você neste post aqui.

O que sua imagem diz sobre você?

Você já se perguntou qual mensagem você transmite a partir da imagem e da roupa que usa e se ela realmente está de acordo com o que você quer passar?

A roupa, os acessórios e até mesmo seu corte de cabelo dizem muito sobre você e por isso o figurino certo faz toda a diferença para cada ocasião. Por isso é importante que sua imagem pessoal esteja alinhada com seus objetivos, pois pode ser o diferencial de que você tanto precisa para chegar onde deseja.

E engana-se quem pensa que o problema está apenas em “ter um estilo mais desleixado”. Digo isso pois conheço histórias de pessoas que perderam vagas de emprego ou negociações pelo fato de estarem arrumadas demais e terem o padrão considerado elevado para o cargo ou empresa. 

Resumo da ópera, sua imagem precisa estar alinhada com seus objetivos, com o que você deseja passar e onde deseja chegar. Mas ela também precisa estar alinhada com seus valores e crenças, para que ela seja realmente uma imagem pessoal forte e crível.

As mensagens da sua roupa

Entender o que sua roupa diz sobre você também é importante na hora de escolher os looks certos.

Nosso cérebro funciona com arquétipos, ou seja, ele confere significados para peças, acessórios etc. Óculos transmitem inteligência e senioridade, blazeres e ternos, seriedade, cortes modernos das roupas passam uma imagem mais arrojada, tecidos mais estruturados, credibilidade e por aí vai. Isso sem falar sobre as cores!

E qual a primeira impressão que deixa? Já pensou na mensagem que sua imagem passa para as pessoas?  Isso não significa que você deve se vestir para os outros ou para agradar outras pessoas, de forma alguma. 

No entanto, é fundamental pensar na imagem e na mensagem que deseja passar e construir isso da maneira correta por meio da sua roupa, utilizando tudo o seu favor.

Independentemente de qual seja seu estilo, suas preferências e gosto, ter uma imagem positiva, levando em conta cada ambiente, situação e objetivo é muito importante.

Para te dar uma ajudinha e exemplificar o que falamos aqui, separei um vídeo com 5 dicas de como ter uma imagem super elegante no trabalho (e no meu canal você também pode conferir os 7 piores erros para se vestir no trabalho e muito mais).

Espero que te ajudem a criar sua imagem no seu ambiente profissional e te dar algumas dicas do que fazer e do que não fazer.

Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem