Melhores estratégias para Influenciadores na IGTV

como usar IGTV para influenciadores digitaisEm meu último texto para influenciadores, expliquei a briga do Instagram com o IGTV e do YouTube por nós, influenciadores digitais (confira aqui).

No texto de hoje, vou abordar algumas estratégias para influenciadores digitais usarem essa nova ferramenta do Instagram. (Não, não teremos tutoriais, porque tutoriais vocês encontram aos montes, na Internet, e o mais importante é sabermos usar estrategicamente essas ferramentas.)

Antes de tudo, vamos relembrar as lições que podemos tirar do lançamento da IGTV:

1. Esqueçam as origens do Instagram. O Instagram, definitivamente, deixou seu passado de aplicativo de fotos. Ele se tornou um microblog, agora, com vídeos.

2. Quem estourou nessa rede, vai precisar se reinventar. Fotos inspiradoras não serão mais suficiente para engajar sua comunidade.

3. O engajamento na sua timeline (suas fotos), que já vinha caindo, vai despencar devido à grande quantidade de conteúdo para ser consumida. O engajamento nos stories já começou a cair também.

4. Prepare-se para ser boa não apenas em fotos e conteúdo escrito, mas também em vídeos. O consumo de vídeo na internet cresce vertiginosamente e a IGTV é mais uma prova disso.

“Mais um canal pra gerar conteúdo? Socorro!”

Essa é a pergunta que mais recebi de outras influenciadoras digitais e alunas, mas não, ninguém vai precisar morrer de gerar conteúdo. rs

Na verdade, apesar de o IGTV aceitar vídeos de até uma hora, acredito que as lives ainda sejam o melhor momento para vídeos mais longos, até porque a interatividade maior e, em tempo real, faz uma hora de vídeo passar mais rápido e de forma mais leve.

Portanto, tente vídeos mais curtos, no mesmo tempo que você faria para o YouTube.

Segundo ponto, sabe aqueles stories que você acabava tendo que dividir em um aplicativo porque o tema não cabia em 14 segundos?! É aí que você vai gravar um vídeo para a IGTV.

A IGTV é a melhor lugar para os stories “compridões”.

Terceiro ponto, esqueça as grandes edições. Se pararmos para pensar, o ápice da sua imagem editada acontece na timeline, depois nos stories (com filtros, textos, apps e o tempo de 14 segundos que nos fazia editar conteúdo). A grande beleza dos videos na IGTV é a possibilidade de o seu seguidor, a sua comunidade te conhecer de uma maneira mais “vida real”, porque é isso que gera conexão.

Faça vídeos menos editados e use a IGTV como estratégia de comunicação e de conexão com a sua comunidade!

“Posso postar o mesmo conteúdo do YouTube lá?” Não acho muito estratégico. Bem ou mal, o YouTUbe te remunera por seu conteúdo, coisa que o Instagram ainda esta definindo (expliquei aqui). Além disso, se seu seguidores começarem a perceber que o conteúdo está duplicado, vai abandonar seu canal. E se alguma coisa acontecer com a sua conta, no Instagram? Quem está realmente engajado com seu conteúdo vai consumir seu conteúdo nas duas redes, ou vai consumir conteúdo onde mais gosta de estar.

Poste um conteúdo complementar ao YouTube, Instagram (timeline ou stories) e blog.

E como avisar sua comunidade sobre esse conteúdo, já que nem todo mundo vai receber sua notificação de vídeo novo na IGTV? Nos seus stories! Eu mesma já testei e é possíve colocar o link do vídeo, nos stories, por exemplo.

Portanto, use seus stories para levar sua comunidade a um video novo na IGTV.

Estratégias bacanas para vários nichos

Se você é cantora ou música, porque não gravar um trecho de alguma interpretação ou composição nova por lá?!

Se você é do nicho da moda, por que não criar um canal de entrevistas, ou de lançamentos, ou só de recebidos por lá?

Para quem é de beleza, vale tentar colocar em primeira mão seus achados, na IGTV.

Fotógrafas podem mostrar os bastidores de algum ensaio fotográfico por lá.

Enfim, o legal é você testar uma série de estratégias e ir percebendo qual delas vai agradar mais sua comunidade e, claro, vai atender melhor a forma como você pretende rentabilizar nas suas redes.

Como fica a frequência de postagem, no Instagram

Com todas essas mudanças, no Instagram, a frequência de postagem tem se alterado. Minha recomendação, agora, é de postagem de 3 vezes na semana na timeline até 5 ou até 7 vezes (ou seja, uma vez por dia, para quem é do nicho da moda, por exemplo).

Os stories ainda recomendo que sejam diários. Lives, principalmente se você é o que chamo de influenciador autoridade (consultora, psicóloga, coach, médica etc), uma vez por semana – elas aumentam muuuito seu engajamento na timeline. Os vídeos na IGTV se você conseguir postar 1 por semana já é o ideal.

Espero que você tenha gostado das informações. Quer mais conteúdo sobre influência digital?

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Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista, Consultora de Imagem e Especialista em Influência Digital