Marca Pessoal e a Autenticidade: O Poder de Ser Você Mesmo!

Você já teve a estranha sensação de rolar a sua timeline e encontrar várias postagens semelhantes? Ou até mesmo já olhou ao seu redor e encontrou pessoas extremamente parecidas? Todos reproduzem um mesmo padrão de comportamento, com o mesmo estilo de roupa, os mesmos assuntos…. Por aí vai. A autenticidade anda sumida.

Minha sugestão pra você: na internet, é muito mais rentável ser autêntico. Pensa comigo: por que alguém iria seguir uma imitação da Camila Coelho, grande influenciadora de moda, se a própria Camila já existe?

Então, mais do que rentável, ser você é o caminho para construir sua marca pessoal e seu negócio.

Faça benchmarking, não copie

Benchmarking nada mais é que um processo de busca das melhores práticas num nicho de mercado (o que inclui estudar seus concorrentes) e essas práticas conduzem a melhores resultados.

Mas como fazer isso nas redes sociais? Funciona assim: selecione influenciadores do seu nicho, que tenham o público e conteúdo parecidos com o seu assunto. A partir disso você vai estudá-los.

Observe a forma como passam o conteúdo, as pautas e a receptividade do público com aquele conteúdo.

Depois, escolha influenciadores de OUTROS nichos, que façam conteúdos interessantes e veja o que eles fazem de interessante e que você poderia adaptar pro seu público.

A partir disso você pode montar um planejamento e criar os seus conteúdos em cima das pautas que você sabe que dão certo! A ideia aqui é estudar e se inspirar.

CTRL C + CTRL V, não!

Às vezes, caímos na tentação de querer imitar alguém que admiramos ou até mesmo alguém bem sucedido no que faz. Mas a verdade é que ninguém quer seguir uma cópia.

O primeiro passo é se comprometer a sair de sua zona de conforto. Claro que copiar e colar é mais fácil, mas isso não gera prestígio para sua marca pessoal.

Vá além, preze por sua autenticidade, estimule sua criatividade e seja você mesmo. Escreva posts com o seu jeito de falar. Faça stories e vídeos da forma como você fala na vida real. No começo pode ser um pouquinho difícil, mas com o tempo você vai ficando mais à vontade.

Muitas pessoas podem falar do mesmo tema que você, ou você pode até não ser o único em seu ramo. Ainda assim, é possível ser autêntico, porque NINGUÉM é igual a você!

Para isso, anote: conheça seu público, estude as tendências em comunicação, aproveite as potencialidades das redes sociais, trabalhe sua imagem pessoal, não deixe de se comunicar em momento algum e jamais se esqueça: a autenticidade deve fazer parte de todos esses processos.

O segredo para se destacar

Ao ser autêntico, você estará comunicando sinceridade e criatividade para seu público. É aí que as pessoas vão se conectar com você!

Acredite, as pessoas se conectam muito mais pelas falhas, erros e problemas de uma pessoa que pela “perfeição”.

Faça disso um hábito constante. Ofereça algo novo e diferente para chamar a atenção de seus seguidores. E, enquanto os demais repetem comportamentos e estratégias, você se reinventa.

Não se esqueça que todos os outros já existem e só você tem o poder de ser você mesmo.

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Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem