Especialista: Qual Seu Posicionamento Nas Redes?

Posicionamento é, de maneira clara e objetiva, o lugar que você ocupa na cabeça das pessoas. 

Como diz o autor Al Ries, no livro Posicionamento: a batalha por sua mente, “Posicionamento não acontece na empresa, acontece na cabeça do cliente”. 

E, em se tratando de posicionamento, o lugar que todos nós queremos ficar – e que eu quero que você fique – é no TOPO, claro. Afinal, ninguém lembra do segundo lugar. 

Como exemplo, deixa eu te perguntar sobre a montanha mais alta do mundo. Nós sabemos que é o Everest, mas e a segunda? Ninguém lembra ou fala dela, não é mesmo? E por isso que sempre devemos buscar estar em primeiro lugar. Mas, para que isso aconteça, é importante saber como estruturar seu posicionamento.

As Redes Sociais

Eu sempre falo da força e do poder das redes sociais para quem deseja se posicionar como uma autoridade – ou qualquer que seja seu objetivo – no mercado. 

Por isso, investir em um posicionamento certeiro no meio online é muito importante. É aquela coisa, quem não é visto não é lembrado… mas como você deseja ser lembrado também é importante.

Erro comum que encontro: psicóloga decide se tornar influenciadora do seu negócio e começa a gerar um conteúdo de blogueira de moda. Tchau, credibilidade.

Posicionamento de especialista nas redes é diferente do posicionamento de uma influenciadora de moda ou beleza e por aí vai.

Ah, o Nicho…

Para que você consiga ter uma comunicação efetiva com o público certo, escolher o seu nicho e saber quem é a audiência com a qual você deseja se comunicar é fundamental.

Eu sei que talvez você pense que ter um nicho significa abrir mão de uma grande parcela do mercado, para focar em um pequeno grupo.

Mas, se você quer construir autoridade e ser um especialista, é muito importante definir o nicho onde deseja se destacar e trabalhar para o ser o número 1.

Por exemplo, quando eu falo em refrigerante, o que vem na sua cabeça? Possivelmente é a Coca-Cola. Isso porque ela trabalhou forte para se posicionar desta forma no mercado.

Hoje em dia ela tem sim outros segmentos como roupa e acessórios, mas ela continua tendo um posicionamento muito mais marcante na indústria do refrigerante, porque foi onde ela colocou mais força para se destacar. 

E escolher o seu nicho é exatamente isso! Você vai focar em algo em que é realmente bom (e buscar sempre sempre melhor), e nada te impedirá de ampliar a sua área de atuação, mas sempre tendo uma pegada mais forte no seu nicho mais poderoso.

Dani, mas meu nicho já é lotado de gente… A resposta pra isso está nas perguntas: Existe algum subnicho dentro desse nicho? (Difícil não existir!) Qual o seu maior diferencial? O que só você faz como você faz? 

Saiba Vender a Sua Imagem

Não menos importante do que tudo o que falamos até aqui, é você realmente saber vender a sua imagem, o seu posicionamento. 

É preciso conectar, impactar e influenciar pessoas. Para tudo isso, você precisa aprender a gerar valor por meio da sua imagem e da forma como você se posiciona, tanto no meio online quanto offline (ambos precisam estar em sintonia).

Se você já faz tudo isso – ou está pensando em começar – já está no caminho certo. Mas não posso negar que é preciso muito mais. Afinal, estamos falando de construir um posicionamento no mercado, e você precisará se dedicar para isso.

Você precisa saber como gerar valor pra a sua audiência. É ela que te ajudará a se tornar uma referência e uma autoridade na sua área. É isso que vai te fazer acabar com a concorrência.

Se você quer aprender a construir a sua marca pessoal, seu posicionamento no mercado e nas redes sociais, o próximo passo é conhecer o Curso Persona Protagonista.

Neste curso você vai aprender e dominar as principais técnicas para ter uma imagem e uma marca pessoal de poder, para se destacar da multidão e ser uma pessoa influente. Clique no botão abaixo e veja como esse curso tem transformado a vida de outras pessoas 😉

Um beijo e até mais!

Dani Almeida

Jornalista e Especialista em Imagem