O Piloto Sumiu: Como o Inconsciente Manda na Sua Vida

E se eu dissesse que você não tem controle sobre cada ação no seu dia, sobre cada decisão tomada? Pois é… sinto te contar, mas você não está no controle da sua vida.

Ninguém gosta de imaginar que não controla a si mesmo, mas a verdade é que 95% de tudo o que fazemos é inconsciente. Não, você não leu errado: noventa e cinco por cento das nossas ações são comandadas pelo nosso inconsciente.

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre a influência que ele tem sobre suas ações, desde as tarefas diárias mais simples até as mais desafiadoras. Mas a verdade é que, a todo momento, somos comandados por ele.

E, se você deseja estar em destaque e ser o influenciador do seu negócio ou viver da influência digital, precisa desse conhecimento!

Inconsciente No Comando

Um estudo (2012) com 7 dos maiores experts do mundo em cérebro e cognição apontou que cerca de 95% do que fazemos é comandado pelo nosso inconsciente. 

Os especialistas, da Universidade de Oxford, Montreal, Columbia e Londres, nos mostraram que atos simples do dia a dia como levantar, escovar os dentes e pentear os cabelos… Tudo é comandado pelo nosso inconsciente. E apenas 5% dos nossos atos realmente são conscientes.

Isso te assusta? Você não está sozinho. Por outro lado, ter mais conhecimento sobre o inconsciente pode ser um desafio que trará resultados para sua vida pessoal e profissional. 


Consciente x Inconsciente 

Enquanto o consciente é regido pelo nosso lado racional, o inconsciente é regido pelo nosso lado emocional e está em funcionamento máximo o tempo todo, se encarregando de tudo o que fazemos e falamos, sem que sequer nos demos conta disso.

Quem nunca pensou: hoje vou comer de forma saudável e seguir a dieta… e horas depois se viu chafurdando em um doce daqueles super calóricos?

Compreender o inconsciente é uma chave poderosa para influenciar e se conectar com pessoas, conseguindo conquistar seus objetivos. 

Nossas ações, como consumo de produtos e informações, também são regidas pelo inconsciente. E é por isso que ter essa compreensão pode te ajudar a obter resultados nunca antes esperados.

O Poder das Crenças Na Nossa Vida

Assim como o inconsciente, nossas crenças, ou seja, aquilo em que acreditamos têm forte poder de influência sobre nossas ações. 

As crenças nascem quando imprimimos um sentimento a algo que aconteceu e, em seguida, formulamos um significado para aquilo.

Caso clássico: a mulher ou homem se apaixona por alguém que não tem uma atitude lá muito bacana com ele(a). “Tá vendo?! Homem/mulher não presta!”

Existem ainda as crenças financeiras… “Dinheiro não traz felicidade”, “dinheiro é sujo”, “dinheiro é difícil de ganhar”… 

A crença pode definir a vida de uma pessoa de forma positiva ou negativa. E tem (muita!) ciência nisso. Basicamente, existe uma região específica do nosso cérebro que é responsável por ela e por inúmeros pensamentos que temos sobre a e na vida. É o Sistema de Ativação Reticular, que liga o córtex cerebral (onde “fica” a consciência) e o tronco cerebral (reações dos nossos reflexos e ações involuntárias).

Esse sistema sempre busca encontrar algo que reforce nossas crenças e comportamentos, confirmando aquilo que já pensamos. 

E é por isso que as nossas crenças influenciam diretamente no nosso mindset, que consequentemente influencia nossos resultados. 

Crenças Limitantes e Possibilitadoras: Como Mudar Seu Mindset

Deixa te explicar melhor: há dois tipos de crenças, as possibilitadoras e as limitantes. As primeiras são aquelas que nos estimulam a ir em frente e alcançar nossos objetivos. Já a segunda, como o próprio nome sugere, são aquelas que nos impedem de agir, ou afetam negativamente nossas vidas.

Por exemplo, se você acredita que nunca vai chegar onde deseja, possivelmente não conseguirá. Não porque você não é capaz, mas porque isso já virou uma crença para você e, inconscientemente, você fará tudo pra confirmar essa crença.

A boa notícia é que é possível ressignificar as crenças e, consequentemente mudar o seu mindset, para que comecem a agir ao seu favor, te ajudando a chegar onde deseja. 

O primeiro passo é ter consciência. É o que explica o Dr. Neil Negrelli do instituto Inexh, que entrevistei neste vídeo: 



Bem, espero que tudo o que falamos aqui te ajude a compreender a importância de acreditar em si mesmo e empoderar seu mindset para que ele te ajude a chegar onde você quer e a conquistar tudo o que deseja. 😉

Um beijo e até mais!

Dani Almeida

Jornalista e Especialista em Imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *