Como Atingir Seu Público-Alvo Nas Redes Sociais?

como atingir seu público-alvoQuando falo que ajudo pessoas a construírem sua marca pessoal e se transformarem em Protagonistas por meio do digital, meus interlocutores arregalam os olhos de maneira interessada.

A minha sensação é de que todo mundo sabe que “precisa” estar nas redes sociais, mas não sabe muito bem o por quê. E (sim!) também acredito que as pessoas precisam estar no mundo online.

Primeiro porque as pessoas estão cada dia mais no mundo online. Segundo porque se antes profissionais liberais e empresas tinham de gastar os tubos para fazer propaganda e atingir seu cliente potencial (ou público-alvo), esse custo hoje é infinitamente menor.

Terceiro – e principal motivo – porque “foi-se o tempo do diploma na parede”. Ainda vou enquadrar essa frase. rs Hoje em dia, não basta ser bom, as pessoas precisam saber que você é bom.

Eu já escolhi uma profissional por tê-la visto falando em um vídeo. Pra mim, foi a certeza que faltava para contratar ela e não uma outra opção que tínhamos na manga.

Agora, se você chegou até essa parte e concorda comigo, deve estar se perguntando… ok, mas como eu vou atingir o MEU público-alvo nesse mar de gente? Vamos lá!

Não atire para todo lado

Quem tenta falar com todo mundo, não consegue falar com ninguém. E isso precisa ser respeitado no conteúdo que você gerar nas redes.

Seu conteúdo precisa estar alinhado com o seu público. Adianta escrever com gírias e usar fotos de adolescentes para um público mais velho? Não. Mas por que não? Porque as pessoas não vão se conectar. O que me leva ao segundo ponto.

Crie um avatar

Para que o seu conteúdo esteja alinhado ao seu público-alvo, o seu  público precisa estar MUITO claro na sua mente. É isso que vai guiar desde a escolha de uma foto até como vai escrever a sua legenda.

Vamos imaginar que você tem um público masculino, formado por empreendedores entre 35 e 55 anos, com alto poder aquisitivo. Crie um avatar, descrevendo seus desejos, medos, hábitos de consumo, família etc. Você pode até dar um nome pra ele.

O avatar nada mais é do que um personagem fictício que representa seu público inteiro. Viu só como não dá para generalizar? Como você representar todo mundo em uma única pessoa? Por meio dele, você vai entender os gostos e as necessidades de seu público.

Faça pesquisas

Para conhecer seu público de uma maneira ainda mais profunda e determinar esse avatar com precisão, vale a pena fazer pesquisas. O Instagram ajuda muito nessa missão! Use os recursos dos Stories para fazer perguntas e enquetes direcionadas aos seus seguidores.

Observe o histórico

O histórico de seus seguidores também fala muito a respeito deles. Fique por dentro daquilo que eles andam consumindo, curtindo e compartilhando – me refiro não só a conteúdos, mas também a produtos. Assim, é possível saber se aquilo que você tem para oferecer é de fato interessante para eles.

Com o tempo, você vai perceber quais conteúdos vão super bem com a sua audiência, quais não renderam tanto interesse e quais surpreenderam você. Acredite, mesmo o post com o pior rendimento pode te dar ótimas pistas sobre o seu público!

Ferramentas das redes sociais

As próprias redes sociais têm ferramentas que te ajudam a entregar conteúdos para pessoas que se interessam pelo seu assunto ou produto.

Uma dica (de ouro!) é o Facebook Audience Insights, que mapeia os gostos das pessoas de acordo com o algoritmo do Facebook. E você tem dúvida do poder das informações armazenadas nessa rede social?  

Agora, mãos à obra! Bora aplicar essas estratégias para encontrar e fidelizar seu público. Elas devem ser aplicadas simultaneamente. Uma não exclui a outra. 😉

Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem