Como acabar com a procrastinação em 5 passos

Todos nós temos a tendência de procrastinar. O problema é que, para algumas pessoas, procrastinar se torna um hábito. Para outras, chega a ser um vício. Ai já viu, a vida toda se enrola. Principalmente se você trabalha em casa! A agenda fica lotada de coisas para fazer e as tarefas se avolumam cada vez mais. E essa bola de neve te faz sentir ainda pior.

Às vezes, algumas pessoas até acordam com ânimo e pensam assim: “Hoje vai”. Mas quem disse que foi? O dia passa e nada. Os procrastinadores se tornam escravos de compromissos que não foram concluídos. Você se identifica com esse grupo de pessoas que deixa tudo para fazer depois?

Procrastinar é um dos fatores que mais afastam as pessoas da realização de seus sonhos. Sabe por quê? Para realizar algo, você precisa… agir!  Separei cinco passos para que você deixe a preguiça de lado e chegue mais perto de suas metas.

1 –  Não comece o dia protelando tarefas

Sabe quando o alarme toca e nós logo ativamos a soneca? Parece até que já é um hábito ensaiado por nossos dedos. Pois saiba que chegou a hora de desacostumá-los a fazer isso. Treine seu corpo para não procrastinar e elimine a primeira procrastinação do dia.

Levante da cama assim que o alarme tocar e logo seu corpo entenderá que aquele dia será importante.  

2 – Tenha os seus objetivos bem evidentes em sua mente e em uma listinha de tarefas

Como você espera fazer uma coisa se você nem sabe por onde começar? Saiba quais são seus objetivos, escreva cada um, liste as tarefas em ordem de prioridade, tenha um caderno agenda, planner! Separe um dia na semana e organize seus compromissos. Vai te ajudar demais!

3 – Faça uma coisa de cada vez

Listou as tarefas? Pronto, o próximo passo é começar a fazer. Mas não queira fazer tudo de uma vez, viu? Uma coisa de cada vez, com calma.

Quando queremos fazer tudo, a tendência é não conseguir fazer nada bem feito. Dê atenção e tempo para cada tarefa. Termine uma antes de começar a outra.

4 – Fique longe das distrações

Sei que trabalhamos com o celular, mas na hora de algumas tarefas ele não é bem-vindo. Deixe-o longe, ou o coloque em modo avião. Outra dica incrível aqui é organizar alarmes. Por exemplo: para cada 45 minutos de trabalho tenha 15 de celular. Agende isso no alarme para tornar o celular seu parceiro nessa hora.

Fique em um ambiente que não faça sua mente passear, como próximo a televisão, por exemplo. Ou até mesmo opte por estar sozinho enquanto realiza a tarefa.

5 – Gerencie seu tempo  

Esse é um detalhe importante! Marque um tempo para iniciar e finalizar suas tarefas, assim você saberá que existe um prazo e não adianta procrastinar.

Anote essas dicas, siga esses passos e tenha a cada semana tarefas concluídas. E lembre-se que tudo pode se transformar em um hábito e seu cérebro pode ser treinado para terminar tarefas!

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Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem

 

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