5 Passos Para Converter Seguidores em Clientes

Ter um perfil influente nas redes sociais, com seguidores engajados, que interajam com suas as postagens, curtam e compartilhem seus conteúdos, é o desejo de qualquer pessoa e negócio.

Hoje em dia, no entanto, muitos valorizam os números, no lugar da qualidade. E isso é um erro! Até porque de nada adianta ter muitos seguidores, se eles não se conectam e convertem como você deseja.

Para ter um negócio de sucesso e encontrar formas de monetizar seu público, é importante aumentar a influência que você tem sobre ele. Mas como fazer isso? Confira 5 passos rápidos e certeiros pra começar a implementar já!

1 Conteúdo de Qualidade

Para atrair um público qualificado e fazer com que ele seja engajado com a sua marca, é fundamental produzir conteúdo de qualidade.

Conteúdo, além de te ajudar a fincar a bandeira do seu posicionamento, serve para (sim!) estimular rentabilização.

Por exemplo, imagina que você deseja rentabilizar como palestrante. Quanto mais conteúdo com fotos de você exercendo essa função, maiores as chances de você receber pedidos de propostas comerciais para palestrar.

Mesma coisa se você vende um produto: como as pessoas vão comprar algo que nem sabem que você vende?!

Ter um planejamento estratégico de conteúdo pode te ajudar nesse quesito, garantindo que você vai entregar para o seu público aquilo que ele realmente deseja – ou precisa.

Isso também ajuda a criar um relacionamento mais próximo, até chegar ao ponto de conseguir influenciá-los a tomar decisões, para então convertê-los em clientes.

Uma dica importante é parar, avaliar e definir seus objetivos com cada publicação. Assim, você garante que ela estará conectada com o perfil dos seus seguidores e cumprirá uma função.

2 Presença nas Redes Sociais

Costumo dizer que é o fim da era do diploma na parede. Não basta ser bom e ter currículo, as pessoas querem saber se você é bom MESMO no que faz (o que chamamos de prova social).

Eu, que cansei de ajudar profissionais a criarem do zero suas redes, já fiquei entre duas profissionais da saúde. Na hora de escolher, preferi aquela que vi falando sobre o tema em um vídeo do YouTube.

Nos dias de hoje, quem quer ser reconhecido e ter sucesso no mercado, precisa ter uma presença forte, adequada e frequente nas redes sociais. E a chave para isso é: organização e muito planejamento.

Constância, consistência e coerência também precisam estar sempre na sua cabeça. Para isso, aposte em conteúdos engajadores e estratégicos (nosso primeiro passo, neste texto).

Nas redes sociais, você tem inúmeras formas para trabalhar e divulgar seu conteúdo, serviços e produtos, de forma a ganhar mais seguidores e transformá-los em clientes – como fotos, vídeos, stories, transmissões ao vivo, entre outros.

Para saber qual tipo de conteúdo tem mais resultado para o seu público, a dica é ficar de olho e testar. Só assim você vai descobrir o que te dá mais retorno.

3 Diferentes Canais Para Contato com Seguidores

Você prefere ler um post aqui no meu blog, ler um post mais curto e rápido no Instagram, ou me ver falando em um vídeo no YouTube ou no IGTV? Ou é do time dos que estão aderindo aos Podcasts, pra ouvir enquanto faz alguma coisa? Ou prefere o WhatsApp ou email?

Estamos na Era da Informação e a diversidade de formatos de conteúdo é enorme, cada pessoa pode preferir conteúdo de uma maneira. Um dos erros mais comuns é apostar todos seus ovos em uma cesta só.

Mesmo que determinada rede social tenha mais impacto no seu negócio, alcance ou vendas, ter apenas um canal de contato com o seu cliente é muito perigoso.

Hoje em dia, muitas pessoas estão apostando forte no Instagram e acham que, por estarem tendo bons resultados, está ok.

Mas a minha dica é que você tenha o WhatsApp, o e-mail e demais formas de contato possíveis com o seu cliente (explicamos a Zona de Engajamento, em nossos cursos). Assim, você não fica refém de uma única rede e amplia as possibilidades para alcançar e impactar o seu público.

4 Simplesmente… Venda!

Sim, isso mesmo que você acabou de ler: simplesmente, venda! Pode parecer algo simples e óbvio, mas muitas pessoas ainda esquecem desse pequeno passo.

Ou porque elas amam gerar conteúdo, ou porque não sabem que tipo de conteúdo podem entregar para gerar a venda… ou por que elas têm vergonha.

Pois é, já falei disso em alguns vídeos no meu IGTV, no Instagram. As pessoas têm uma visão muito equivocada da venda. Então, repita comigo esse mantra: “Vender é bom, ético e positivo!”

Quando você vende algo que realmente vai melhorar a vida do outro de alguma maneira (em maior ou menor escala), não há nenhum problema em vender.

Uma regra bacana pra te ajudar a gerar vendas por meio do conteúdo é essa aqui: 80% conteúdo gratuito e 20% de chamada para ação (venda). Essa é a forma mais estratégica de impactar, atrair, converter seguidores ou assinantes em clientes.

5 Use Seu Maior Poder: Ser Você Mesmo

É importante fazer das suas redes sociais uma extensão de quem você realmente é. Nesse sentido, seu posicionamento e sua marca pessoal precisam estar muito alinhados com seus pontos de valor.

Quanto mais as pessoas te conhecerem e se identificarem com você, quanto maior a conexão, mais elas vão querer comprar o que você oferece. Ou seja, maior o seu poder de influência.

E se você quer criar sua marca pessoal de poder, se destacar e parar de uma vez de se preocupar com a concorrência, o curso Persona Protagonista é uma ótima forma de começar.

Nele, você vai aprender e dominar as estratégias usadas pelas grandes marcas de sucesso, alcançar uma marca de poder, que se destaque da multidão e influencie pessoas.

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Um beijo e até mais!

Dani Almeida

Jornalista e Especialista em Imagem

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