3 Piores Erros no Instagram

Algo que chamou muito minha atenção, ao palestrar no Evento Imersão Fashion, foi como as pessoas ainda cometem erros básicos no Instagram.

No evento, quem adquiriu o ingresso VIP, concorreu a 3 mentorias no palco, quando eu, Ale Moraes e Dany Padilla avaliamos as redes sociais, posicionamento de negócios e estratégias comerciais de três pessoas.

Mas as respostas que recebemos, nas aplicações, mostraram como as pessoas ainda precisam muito de ajuda, quando o assunto é Instagram. Por isso, listei, abaixo, os erros mais comuns que encontramos:

Nome de usuário

www.instagram/anamaria321 O exemplo é fictício, mas muuuita gente ainda não dá o devido valor ao seu nome de usuário, no Instagram.

Nome de usuário e descrição entram nas pesquisas que as pessoas fazem na rede social, logo, é algo bastante estratégico. Minha recomendação para quem está começando a carreira é escolher um nome de usuário que represente seu nicho.

Se você fala sobre nutrição para esportes, por exemplo, pode ser interessante escolher um nome de usuário como “nutricaoesportiva” ou “nutricaoeesporte” ou “esportefit”. O ideal é que sejam termos buscados por quem quer consumir conteúdo do seu nicho.

Já no campo nome (editar perfil), você coloca seu nome e sobrenome. Conforme seu nome for se tornando reconhecido, basta você mudar seu nome de usuário. Essa foi a estratégia da Camila Coelho, por exemplo, que antes usava o nome do seu blog (Super Vaidosa) e depois, foi alinhando suas redes para seu nome. Essa é minha estratégia no @opoderdaimagem , por exemplo.

Descrição em inglês e pouco estratégica

Sabe por que as influenciadoras maiores fazem descrição de seus perfis em inglês?! Porque elas cresceram tanto, que marcas estrangeiras as procuram para fazer negócios.

Além disso, vira e mexe elas aparecem com influenciadoras de fora do país, por isso, recebem seguidores de outras línguas no seu IG. Outro tipo de influenciadora que usa descrição em inglês são as que moram fora de seus países de origem etc.

Posto isso, será que faz sentido você imitar grandes influenciadoras e fazer sua descrição em inglês? Ou você pode estar caindo no piegas…? Para pensar!

Outro ponto, é que a sua descrição precisa ser estratégica e refletir seu objetivo de rentabilização, ou seja, como você vai ganhar dinheiro coma sua carreira.

Portanto, se além de rentabilizar com o já tão comum publipost (sempre explico nas aulas as dezenas de possibilidades de rentabilização para um influenciador), você tem objetivo de vender algum tipo de serviço ou produto, consultorias, cursos e palestras, por exemplo, isso precisa estar de uma maneira sutil na sua descrição.

Afinal, como alguém vai te contratar se não souber o que você faz?!

Link na Descrição/Bio

Daí você criou seu canal no YouTube, está se dedicando loucamente para ganhar assinantes e views… Mas não colocou seu link com uma chamada estratégica para ele, na sua descrição.

Ou, pior, você tem uma marca de roupas que só vende pelas redes sociais, direct ou WhatsApp mas, como não tem ecommerce, não colocou nada no link da bio.

Existem VÁRIAS estratégias pra você: link para o WhatsApp (eu já deixei de comprar de uma loja por falta de tempo pra salvar o número e enviar mensagem), link para uma página de vendas feita no Google Forms, link para o PagSeguro (no caso de um produto só), link para pasta com fotos no Google Drive… etc etc etc.

As mesmas estratégias podem ser adaptadas para quem vende um serviço, como maquiagem em domicílio, consultoria de imagem, cursos, palestras etc. Fora que esse link único pode ser multiplicado gratuitamente. Mas esse é um assunto para outra hora. 😉

Como melhorar seu Instagram

Se você quer aprender essas e outras estratégias, além de ter acesso às ferramentas pra profissionalizar ou acelerar sua carreira como Influenciadora Digital, se deseja começar do zero, conhecer estratégias para acelerar seus resultados como influenciadora, ou usar a influência digital para crescer o seu negócio, não importa o seu tema, ou o seu nicho, CLIQUE AGORA, porque o método “Do Zero aos 10K” funciona pra você também. 😉


Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista, Consultora de Imagem e Especialista em Influência Digital