3 Coisas Que Podem Derrubar Sua Imagem Pessoal

imagem pessoalO que as pessoas enxergam quando olham para você? A resposta a essa pergunta nada mais é do que sua Imagem Pessoal. Ela é composta por uma série de elementos que vão desde suas roupas até sua postura e o seu tom de voz.

Esses elementos devem estar alinhados com a mensagem que você deseja transmitir. E, olha, não vou mentir para você… construir uma imagem pessoal não é algo que acontece da noite para o dia. Muito pelo contrário, às vezes esse processo exige mudanças em nosso comportamento que não acontecem de repente.

No vídeo abaixo, você confere como construir uma Imagem Pessoal de sucesso:

Daí, pensa comigo: você se esforça para trabalhar sua imagem pessoal e finalmente consegue. No entanto, em uma certa ocasião, um pequeno detalhe coloca todo seu esforço por água abaixo.

É preciso estar atendo a todos esses detalhes. Por isso, preste atenção nessa lista de 3 coisas que podem derrubar sua imagem pessoal.

1- Falta de estilo

Como eu disse, sua imagem pessoal precisa comunicar uma mensagem alinhada ao seu objetivo. E o seu estilo é uma poderosa ferramenta de comunicação para esse fim. Então, pare e pense: o que ele comunica?

Não ter um estilo definido é um verdadeiro desperdício de poder. É a mesma coisa que dizer cada dia uma coisa diferente. Ou o mesmo que construir uma estátua sem rosto. É perder identidade.

2- Falta de adequação

Vamos supor que você definiu seu estilo e determinou que suas roupas vão transmitir sobretudo a mensagem de elegância.

No dia a dia, levando em conta seu ambiente de trabalho, o vestido de grife e super estruturado até que cai como uma luva. É perfeito! Mas e se um dia você fizer um trabalho comunitário com crianças carentes?

Você precisa dosar o figurino para não entrar em desequilíbrio com a ocasião. Se adeque à circunstância para não passar uma imagem desconexa e distante.

3-  Falta o aspiracional

Tão nocivo quando a falta de estilo e adequação é a falta de aspiracional. A função da sua imagem, enquanto Marca Pessoal é gerar conexão e gerar aspiracional, ou seja, causar aquele leve desejo de “puxa eu queria ser como ele(a)” quando alguém te observa.

Ou seja, é preciso estar vestido para gerar conexão, porém, um leve tom acima da sua audiência.

No cérebro subconsciente de quem te vê, do seu público, da sua audiência, é isso que vai fazer as pessoas te admirarem. E ser admirado é um dos principais objetivos de uma Marca Pessoal de poder. 😉

Um beijo e até mais!

Dani Almeida
Jornalista e Especialista em Imagem