Imagem: a primeira impressão é a que fica? Entenda o que é imagem.

Primeira impressão – Você sabia que 55% da primeira impressão que as pessoas têm em relação a você é baseada em sua aparência, 38% em seu tom de voz e apenas 7% no que você diz*?

O cérebro humano leva 30 segundos para formar uma primeira impressão de você. Depois disso, ele fica tentando confirmar aquele conceito formado sobre você.

Daí, a famosa expressão de que “a primeira impressão é a que fica”. Ela fica mesmo! (rs)

No vídeo acima, falo sobre as mensagens que a nossa imagem pode transmitir, mesmo que a gente não tenha noção disso. Que um exemplo? Assista no Youtube.

Lembram quando a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, usou um colar de bijouteria de 35 dólares? Consegue imaginar a mensagem que ela passou, nesse episódio, no contexto político e econômico pelo qual passava a Europa, por meio da sua imagem?

Primeira Impressão – A imagem e nosso cérebro

Muitas vezes, uma imagem vale mais que mil discursos. Outro ditado popular: “ver para crer”. O cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido que um texto.

Ele não enxerga roupa, tecido, corpo… Ele vê um conjunto de formas  e resume a uma só interpretação. Responde a formas, cores e linhas, conectando os seus significados (arquétipos) ao que está sendo visto.

Se eu disser a palavra “branco” e pedir para você me dizer a primeira coisa que vem à sua mente, é bem provável que você diga palavras como: paz, limpeza, delicadeza, pureza etc. Agora, e se eu disser óculos de leitura? E se eu disser vestido? Ou gravata?

Resumo da ópera: o que vestimos, nossas roupas, cabelos, acessórios etc… O conjunto de tudo isso é uma declaração ao mundo de quem somos, do que pensamos, nossas prioridades, valores etc. O mundo nos lê, a gente querendo ou não!

A mensagem para o mundo e para quem está à nossa volta, pode ser positiva, negativa, pode estar alinhada ao que pensamos e sentimos… ou não! E você, já pensou no que a sua imagem diz ao mundo?

Gostou do artigo? Então compartilhe com suas amigas e curte! Vamos espalhar o bem, espalhar o conhecimento.

* Suzan Nanfeldt, Plus Style: Guide to Looking Great