3 milhões de seguidores e apenas 1,3 mil curtidas…?

Pois é, essa é uma história real. Recentemente, uma grande influenciadora digital, com cerca de 3 milhões de seguidores no Instagram, fez um post e recebeu apenas 1,3 mil curtidas, em cerca de três horas.

O número foi subindo aos poucos, mas ficou bem abaixo da média do seu perfil. E o resultado causou tanta estranheza, que a influenciadora fez um story dizendo: “Temos dois posts novos. Cadê as curtidas, my loves?”.

Bem, a culpa não é dos seguidores. O fato é que o Instagram, que cresce a cada dia, está mudando seu algorítimo. Dessa forma, fica cada dia mais difícil de aparecer de maneira orgânica para seus seguidores, ou seja, sem gastar com anúncios. Foi assim como Facebook. Calcula-se que, atualmente, apenas 2% de quem segue uma página oficial no Facebook veja o conteúdo que é postado.

A má notícia é que o Instagram também deve caminhar para essa realidade. A boa notícia é que existem MUITAS técnicas e estratégias para aumentar seu engajamento e garantir sua influência nas redes e firmar sua carreira como influenciadora digital. Vamos a algumas das soluções?

Estratégia multimídias

No início,foram os blogueiros, chamados assim porque influenciavam por meio dos blogues. Depois, vieram os Instablogueiros e, depois (ou ao mesmo tempo), os YouTubers.

Agora, o influenciador digital que desejar ter sucesso precisa ter sua estratégia de conteúdo em pelo menos 3 redes sociais: Instagram, YouTube e blogue. (Facebook é obrigatório,mas pode ter o conteúdo do Instagram duplicado.)

E, se você vira o nariz para o YouTube, saiba que, enquanto você fica correndo atrás de parcerias e publiposts, a rentabilização nessa plataforma pode ser infinitamente maior. Um perfil médio, de cerca de 200 mil assinantes (nada difícil de atingir com as técnicas certas) pode faturar por mês cerca de R$ 8 mil.

Além de que, os vídeos conectam até 60 mil vezes mais que um texto. Isso é cerebral, é neurociência. Portanto, sua influência digital crescerá muuuito mais rápido se você apostar em vídeos!

Engajamento maior no Instagram

Se você é microinfluenciador no Instagram (tem entre 5K e 100K de seguidores), pode comemorar. Calcula-se que,quanto menor o perfil, maior seu engajamento: 9,7% é a média para perfis até 100K e apenas 1,7% em perfis acima de 100K.

Neste vídeo, eu te ajudo a calcular seu engajamento!

Mas, contudo, porém, todavia… Algumas pequenas estratégias podem te ajudar a aumentar essa interação com seus seguidores. Listo 7 passos, abaixo!

1 – Stories: tenha uma estratégia para o seu stories, como mostrar os bastidores do seu trabalho como influenciadora. Vale dar uma palhinha sobre uma sessão de fotos, ou de gravações no YouTube, por exemplo.

2 – CONVERSE com a sua audiência: um story contando algo sobre você é bacana, mas contar algo sobre você e pedir a opinião da audiência ou fazer com que elas te mandem uma mensagem é muito mais legal! As pessoas adoooram participar. Aliás, as redes sociais foram feitas com esse intuito!

3 – Construa uma comunidade: os perfis mais fortes de influenciadores são aqueles em que as pessoas se sentem parte de uma comunidade. Fazer com que as pessoas conversem com você, façam parte da sua vida OU tenham um objetivo comum (ficar bonita, vestir-se melhor, emagrecer, virar fitness)… é isso que vai fazer com que as pessoas gastem seu tempo (escasso, hoje em dia) com você e interajam!

4 – Gameficação: as enquetes são um recurso novo e que as pessoas adoooram interagir. Por quê? Porque é fácil (basta clicar um botão) e é como um jogo. As pessoas AMAM jogar – veja só o sucesso de jogos como Candy Crush e por aí vai!

5 – Posts novos: como muita gente tem assistido cada vez mais aos stories, muitas influenciadoras têm usado essa ferramenta para promover posts novos. Funiona!

6 – Frequência: quanto mais você posta, mais o Instagram entende que seu perfil é relevante, mais ele mostra seu conteúdo para as pessoas.

7 – Lives: as lives também aumentam muuuito o engajamento de um perfil, no Instagram. Além disso, é uma ótima oportunidade para levantar novos temas com a sua audiência.

Influenciadores Digitais de Sucesso

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